2ª via da Carteira de Trabalho como emitir?

A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes e essenciais da vida de um cidadão. Isto porque através da mesma tem-se todo o registro da sua vida profissional.

A carteira de trabalho é um dos documentos mais relevantes da nossa vida, imagine que acompanha toda a nossa trajetória de desenvolvimento profissional.

Além de ter um histórico de todos os seus locais de trabalho, ele também retém informações básicas sobre você. Informa a data da inscrição, tempo de trabalho, salários, seguro-desemprego e pagamento do PIS, férias e data da saída. Por meio deste registro de atividades, seus direitos trabalhistas são apoiados:

  • Aposentadoria;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Seguro desemprego.

Caso a sua carteira de trabalho esteja perdida ou tenha sido roubada você vai precisar ir até a Delegacia mais próxima a sua residência, registrar um boletim de ocorrência.

Pois ser por acaso você for vítima de estelionatário ou roubo dos seus dados para agir de má fé, esse BO vai comprovar que este ato não foi feito por você.

Como gerar a 2ª via da CTPS?

Para obter uma segunda via do CPTS, as providências podem ser feitas no site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). O agendamento online não está disponível em algumas cidades. Nesse caso, procure o departamento de trabalho mais próximo ou ligue para a central AlôTrabalho no número 158.

Vamos ao passo a passo:

2ª via da Carteira de Trabalho como emitir


Passo 01. Realize primeiro o agendamento através do MTE SAA http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam;


Passo 02. Preencha todos os dados solicitados, inclusive os números e códigos de segurança que comprovam autenticidade do acesso, em tipo de atendimento deixe a opção “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”;


Passo 03. Escolha a unidade de atendimento mais próxima a você;


Passo 04. Veja no calendário os dias e horários disponíveis;


Passo 05. Escolha a data e horário que deseja atendimento;


Passo 06. Finalize com os seus dados pessoais e pronto clique em agendar.


Documentos necessários para solicitar a 2º via da carteira de trabalho:

  • Comprovante de estado civil certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência válido somente para água, luz ou telefone;
  • RG ou CNH;
  • Caso seja separado, viúvo ou divorciado apresente a certidão;
  • Apresente algum documento que comprove a numeração da sua carteira de trabalho anterior;
  • Em caso de mau estado de conservação leve a carteira de trabalho;
  • Caso tenha leve o BO (Boletim de Ocorrência);
  • Recibo de recolhimento do seu FGTS;
  • Comprovante de seguro desemprego;
  • Homologações;
  • Recibo de férias, quanto mais documento e informação você levar para eles melhor.

Essa solicitação é necessária porque é importante incluir seus dados profissionais no novo portfólio de produtos. Imagine se houver um erro no cálculo do INSS, ter essa informação vai ajudar a comprovar o ciclo de trabalho.

O número da carteira de trabalho após a emissão da 2º irá mudar?

não vai. O número do documento novo (PIS) é igual ao número do documento extraviado, sendo necessário portar documento que comprove o número da carteira exigida, o que pode ser feito por meio de rescisão contratual, papel timbrado da empresa e CNPJ. Ou extrato do FGTS.

Se você não inseriu o número da carteira original, pode alterar o número de série do arquivo. Independentemente disso, a Caixa usará o PIS (ou NIT / NIS) para identificar os funcionários.

Pediu a 2º via da sua carteira de trabalho, mas por ventura encontrou a original, o que devo fazer? Tem problema?

sem problemas. Se não houver nenhum registro de trabalho na cópia, você pode continuar a executar o primeiro registro de trabalho. Caso contrário, use o segundo, mas mantenha o anterior, pois um registro dele pode ser necessário no futuro.

Se necessário, você pode cancelar um boletim de ocorrência registrado anteriormente. Para isso, você deve comparecer pessoalmente à delegacia e pedir à polícia que inclua o motivo do seu pedido de cancelamento no relatório.

Demora para a 2º via da carteira de trabalho ficar pronta?

2ª via da Carteira de Trabalho como emitir

Qualquer uma da emissão CTPS pode ser retirada na hora ou com dois dias após a requisição. Leva mais tempo para coletar registros de trabalho anteriores, mas o processo de emissão e extração é muito rápido.

Não há limite de tempo definido dentro do qual você pode solicitar uma cópia. No entanto, é recomendável que você faça isso o mais rápido possível, pois a CTPS é um dos documentos mais importantes de um cidadão e garante os direitos trabalhistas.

A 2 via do documento deve ser solicitada caso haja necessidade real de uma nova.

Para recuperar o número e os registros da CTPS perdidos, você deve trazer o RG e o comprovante de residência, ao solicitar uma segunda via, o comprovante de seu trabalho anterior, que pode ser: extrato original do FGTS (que possui número de carteira), aprovação de trabalho antigo e desemprego vouchers de seguro.

É importante lembrar que o superintendente possui apenas esses dados de 1976, e nem sempre os empregadores enviam as informações exigidas ao ministério.

Se as informações de locais de trabalho anteriores não estiverem contidas em nenhum desses sistemas, um funcionário pode abordar os departamentos de recursos humanos de antigos empregadores e solicitar que as informações sejam transferidas da nova carteira.

Se você não encontrar informações de registros anteriores em nenhum dos sistemas listados, pode ir diretamente para Recursos Humanos e consultar a respeito.

Outra opção é consultar os dados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que armazena informações sobre vínculo empregatício. Para marcar o agendamento ligue para 135.